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Aeroporto: “É muito difícil prever o custo de uma grande infraestrutura, a lei tem muitas zonas cinzentas”, alerta o especialista Nuno Gil

Aeroporto: “É muito difícil prever o custo de uma grande infraestrutura, a lei tem muitas zonas cinzentas”, alerta o especialista Nuno Gil
José caria

É preciso criar a priori um consenso entre o interesse público e privado para que as grandes obras não se arrastem e os custos não disparem, alerta Nuno Gil, especialista em infraestruturas da Universidade de Manchester. Mudar a lei, ter um árbitro para dirimir conflitos e criar um ónus para quem contesta é o caminho que Inglaterra está a seguir

Aeroporto: “É muito difícil prever o custo de uma grande infraestrutura, a lei tem muitas zonas cinzentas”, alerta o especialista Nuno Gil

Anabela Campos

Jornalista

Há anos a estudar o tema das infraestruturas e conhecedor do caso do Reino Unido, onde as barreiras à construção de grandes obras se têm adensado, o professor universitário Nuno Gil, da Universidade de Manchester, alerta para a necessidade de o Governo português e todos os atores envolvidos na construção do novo aeroporto começarem a antecipar os muitos obstáculos que terão de enfrentar antes de avançar para as obras no Campo de Tiro de Alcochete. Um dos maiores é a questão ambiental.

“Atualmente é muito difícil prever à partida o custo de uma grande infraestrutura”, defende Nuno Gil, em declarações ao Expresso. E avisa: o mundo mudou radicalmente nos últimos anos, perdeu-se a capacidade de gerar consensos entre os interesses público e privado e as ameaças geoestratégicas levam a que o investimento destinado às infraestruturas comece a ser disputado pela defesa. Considera ainda que as regras têm de ser revistas, sob pena de as grandes infraestruturas ficarem bloqueadas e os custos se tornarem incomportáveis.

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