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Incertezas geopolíticas, excesso regulatório e fiscalidade 'pesada' marcam o sector automóvel em 2025

A indústria automóvel está a passar por um dos períodos mais difíceis dos últimos anos, em grande parte devido à transição para a mobilidade elétrica
A indústria automóvel está a passar por um dos períodos mais difíceis dos últimos anos, em grande parte devido à transição para a mobilidade elétrica
Getty Images

O sector automóvel em Portugal cresceu em 2024, mas continua abaixo dos níveis pré-pandemia. A nível internacional domina a ‘guerra’ tarifária entre blocos económicos, uma crise sem precedentes na Volkswagen e o apertar do cerco às emissões poluentes pela União Europeia

Incertezas geopolíticas, excesso regulatório e fiscalidade 'pesada' marcam o sector automóvel em 2025

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

O ódio de Donald Trump pelos carros elétricos, o agravamento de taxas aduaneiras por Bruxelas sobre os carros elétricos importados da China, a ameaça de uma ‘guerra’ comercial global entre blocos económicos e ainda a intenção de a Volkswagen fechar fábricas na própria Alemanha, além dos cortes salariais a milhares de trabalhadores e ainda falências em catadupa na cadeia de abastecimento, foram os ingredientes que temperaram o prato principal servido ao sector automóvel durante o ano de 2024.

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