Exclusivo

Economia

Filipa Calvão é a primeira mulher a presidir ao Tribunal de Contas

Filipa Calvão é a primeira mulher a presidir ao Tribunal de Contas
António Pedro Ferreira

Nome indicado por Luís Montenegro a Marcelo esteve uma década à frente da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Tomada de posse a 12 de outubro. José Tavares de saída após quatro anos no cargo

Filipa Calvão é a primeira mulher a presidir ao Tribunal de Contas

Diogo Cavaleiro

Jornalista

Foi a primeira presidente mulher da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), onde esteve entre 2012 e 2023, e agora assume a primeira presidência no feminino do Tribunal de Contas. Filipa Urbano Calvão é a proposta do Governo para aquela entidade de fiscalização das contas públicas e já foi nomeada pelo Presidente da República.

“A cerimónia de posse terá no lugar no Palácio de Belém, no próximo dia 12 de outubro pelas 11h30”, indica o comunicado da Presidência que dá conta da nomeação. É o mesmo comunicado que anuncia a escolha de Amadeu Guerra como novo procurador-geral da República.

Filipa Calvão vai assim suceder a José Tavares, que termina no dia 4 o seu mandato à frente do Tribunal de Contas, iniciado em 2020. José Tavares foi para o cargo depois da polémica decisão de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa de não reconduzirem Vítor Caldeira (pouco depois de terem decidido não manter Joana Marques Vidal no cargo de procuradora-geral da República).

Com vida académica e professora na Católica do Porto, Filipa Calvão é doutorada em Direito, sendo que a sua especialização são as Ciências Jurídico-Políticas.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate