Vai ser preciso esperar mais uns meses até ver a oferta da romena Digi no mercado português. Preços e serviços low cost (baixo custo) são a sua marca. Em Espanha, onde agitou o mercado, há ofertas de Internet em torno de 10 euros. Em Portugal vai ser preciso esperar para ver. A operadora romena anunciou esta sexta-feira que compra a Nowo. O negócio aguarda luz verde das autoridades. Cinco perguntas e respostas sobre o novo operador.
1) A Digi comprou a Nowo?
O anúncio do acordo de compra da Nowo e das suas licenças pela romena Digi, por um montante de 150 milhões de euros, foi anunciado esta sexta-feira, num comunicado enviado à Bolsa de Valores de Bucareste. O negócio é anunciado um dia depois de ter sido noticiado que as negociações com a Media Capital com o acionista da Nowo - o espanhol Lorca JVco Limited, proprietária da Nowo e de 50% da MásOrange em Espanha - tinham rompido. É a confirmação de uma notícia avançada pelo Expresso, que já tinha noticiado a 22 de julho que a Digi também estava na corrida à compra da Nowo, depois da tentativa de compra por parte da Vodafone Portugal ter sido chumbada pela Autoridade da Concorrência, a 04 de julho, por considerar que esta concentração apresentava "entraves significativos à concorrência".
A operação está avaliada em 150 milhões de euros - tanto quanto ofereceu a Vodafone - e está sujeita ainda aos trâmites legais e regulatórios. Mas, fontes do setor ouvidas pelo Expresso, admitem que o negócio não deverá levantar problemas na Concorrência uma vez que a Digi ainda não tem clientes em Portugal, e a Nowo tem uma quota de mercado de cerca de 2,5%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt