Vendas no comércio em Portugal aumentaram 4,1% em maio

As vendas no comércio a retalho aumentaram 2,8% em maio, enquanto o comércio por grosso aumentou 3,9%, salientou o INE
As vendas no comércio a retalho aumentaram 2,8% em maio, enquanto o comércio por grosso aumentou 3,9%, salientou o INE
Jornalista
O índice de volume de negócios no comércio registou um aumento de 4,1% em termos homólogos, superior ao crescimento de 2,9% observado em abril, informou o Instituto Nacional de Estatística esta sexta-feira.
O comércio a retalho experimentou um crescimento homólogo de 2,8% em maio, uma melhoria em relação ao aumento de 1,8% no mês anterior. Este crescimento foi impulsionado por uma aceleração nas vendas de produtos alimentares, que subiram 5,6%, enquanto os produtos não alimentares passaram de uma ligeira redução em abril (-0,1%) para um crescimento de 1% em maio.
O comércio por grosso verificou um aumento de 3,9%, comparado aos 4,5% do mês anterior. O setor de comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos destacou-se com um crescimento de 8,1%, uma recuperação em relação ao aumento de 0,6% observado em abril.
Em termos nominais, a taxa de variação homóloga do índice total no comércio foi de 3,3% em maio, comparada a 1% em abril. Especificamente, o comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos e o comércio a retalho registaram aumentos de 9,2% e 3,6%, respetivamente.
O comércio por grosso teve um aumento de 1,4%, recuperando de uma redução de 0,7% no mês anterior, diz o INE.
A variação mensal do índice total situou-se em 1,4%, contrastando com a variação nula observada em abril. No detalhamento setorial, o comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos aumentou 5,6%, o comércio por grosso subiu 1%, e o comércio a retalho variou 0,3%.
Os índices de emprego e remunerações no setor do comércio também mostraram variações positivas em maio, com aumentos de 1,3% e 7,4%, respetivamente. No entanto, o índice de horas trabalhadas apresentou uma diminuição de 0,2%, após um crescimento de 1,7% em abril.
Notícia corrigida às 15H40, para precisar a taxa de crescimento.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt