Economia

TAP reforça presença no Brasil com voos para Florianópolis a partir de setembro

TAP reforça presença no Brasil com voos para Florianópolis a partir de setembro
Horacio Villalobos / Getty Images

Capital do Estado de Santa Catarina será o 12º destino da transportadora para o Brasil, naquele que é o seu principal mercado e um trunfo numa futura privatização já que a TAP detém cerca de 30% do tráfego de ligação da Europa ao maior país da América Latina

TAP reforça presença no Brasil com voos para Florianópolis a partir de setembro

Anabela Campos

Jornalista

A TAP anunciou esta sexta-feira que vai voar para Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, a partir de dia 3 de setembro de 2024. Serão três voos semanais entre Lisboa e o Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz. O voo vai ter a duração de cerca de 11h00.

Com esta nova rota, a TAP passará a ter voos diretos para 12 destinos no Brasil, onde a companhia portuguesa oferece uma elevada frequência e uma grande diversidade geográfica. "A escolha de Florianópolis como o 12º destino da TAP no Brasil, vai permitir continuar a desenvolver a estratégia de diversificação no mercado mais importante da TAP, reforçando junto dos brasileiros a conveniência geográfica de Portugal como porta de entrada para mais de 50 destinos na Europa", afirma a empresa em comunicado.

No Brasil, onde a TAP dá cartas como líder de mercado com uma quota, que em 2023, era de 29% no tráfego Europa-Brasil (27% no sentido inverso), o seu maior concorrente europeu é o grupo Air France/KLM, um dos potenciais candidatos à futura privatização da companhia. É o Brasil que os potenciais interessados na TAP, a já referida Air France/KLM, a Lufthansa e a IAG, mais cobiçam.

A TAP tem 13 voos diários para o Brasil. E voa diretamente de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador e agora Florianópolis. Do Porto voa para São Paulo e Rio de Janeiro.

Os voos entre Lisboa e Florianópolis vão operam às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa entre as 10:10 e as 10:50 e chegada a Florianópolis entre as 17:15 e as 17:55. No sentido inverso, os voos partem da capital de Santa Catarina entre as 19:35 e as 20:40 e chegam à capital portuguesa entre as 9:50 e as 10:55 do dia seguinte.O anúncio da nova rota em feito numa altura em que estão suspensos os voos para Portalegre por causa das cheias no Rio Grande do Sul.

"O lançamento do voo para o Estado de Santa Catarina já estava a ser avaliado e estudado há algum tempo. Para a TAP, é muito importante termos conseguido antecipar o lançamento desta nova rota para um período em que, devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul e encerramento do aeroporto de Porto Alegre, o Sul do Brasil tanto precisa”, afirma Luís Rodrigues, presidente da TAP.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate