No conjunto dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a economia cresceu 0,4% no primeiro trimestre do ano, em relação aos três meses anteriores, anunciou a entidade esta quinta-feira, em comunicado.
O crescimento em cadeia foi ligeiramente superior ao do último trimestre de 2023 (0,3%; revisto em baixa face ao último anúncio da OCDE).
A nota da organização indica que “embora a taxa de crescimento do PIB para o conjunto da OCDE tenha registado poucas alterações no primeiro trimestre de 2024, as economias de três quartos dos países da OCDE para os quais existem dados disponíveis tiveram um desempenho melhor do que no quarto trimestre de 2023".
Entre os países do Grupo dos 7 (G7, que representam as sete maiores economias do mundo), o crescimento recuperou no Reino Unido e na Alemanha, com estas economias a crescer 0,6% e 0,2%, respetivamente, após contrações de 0,3% e 0,5% no final de 2023. O crescimento também acelerou no Canadá (de 0,2% para 0,6%) e em Itália e França (de 0,1% em ambos, para para 0,3% em Itália e 0,2% em França).
Entre os outros países da OCDE para os quais existem dados disponíveis, Israel registou o crescimento mais forte do PIB no primeiro trimestre, com 3,3%, em comparação com uma contração de 5,9% no quarto trimestre, indica a organização.
Por outro lado, as economias de dois países do G7 registaram um desempenho menos positivo no primeiro trimestre do ano, face ao trimestre anterior. O crescimento do PIB abrandou para 0,4% nos Estados Unidos no primeiro trimestre, em comparação com 0,8% no quarto trimestre de 2023, e tornou-se negativo no Japão, com -0,5% no primeiro trimestre, após uma variação nula no final do ano passado.
A nível homólogo, isto é, face ao primeiro trimestre de 2023, as economias da OCDE cresceram, no seu conjunto, 1,6%.
De recordar que, em Portugal, a economia cresceu 1,4% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2023, e em cadeia o PIB aumentou 0,7%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt