As exportações cresceram e as importações recuaram em janeiro em Portugal. Com isso, o défice da balança comercial diminui no arranque do ano, para 1662 milhões de euros, mostram os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Face a janeiro de 2023, as exportações aumentaram 0,4%, enquanto as importações caíram 4,5%.
“No primeiro mês de 2024, destacam-se o acréscimo de material de transporte (+13,9%) nas exportações e a diminuição dos combustíveis e lubrificantes (-29,8%) nas importações, neste último caso, verificando-se decréscimos em volume (-19,0%) e em preço (-13,4%)”, refere o gabinete estatístico.
Assim, excluindo combustíveis e lubrificantes, registou-se um acréscimo de 1,0% nas exportações e um decréscimo de 0,6% nas importações.
Segundo o INE, no mês em análise, “os índices de valor unitário (preços) continuaram a registar variações negativas, -3,5% nas exportações e -6,5% nas importações”. Excluindo os produtos petrolíferos, registaram-se decréscimos de 2,8% nas exportações e de 4,7% nas importações.
Posto isto, no primeiro mês do ano, o défice da balança comercial registou uma melhoria de 399 milhões de euros face a janeiro de 2023, atingindo 1662 milhões de euros.
Excluindo combustíveis e lubrificantes, o défice totalizou 1328 milhões de euros, menos 100 milhões de euros que no mesmo mês do ano passado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt