Economia

Piratas entram na rede social X do regulador americano e dão informação falsa sobre ETF de bitcoins

Piratas entram na rede social X do regulador americano e dão informação falsa sobre ETF de bitcoins

A conta da SEC, o regulador americano para os mercados financeiros, foi pirateada. Publicação alegava que o regulador iria dar a sua autorização para a criação de um ETF ligado ao criptoativo bitcoin

A conta na rede social X (ex-Twitter) da Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos da América (EUA) foi hackeada na terça-feira, tendo sido avançada informação falsa sobre a regulação dos criptoativos, escreve a “Bloomberg”. Em concreto, alegava-se que o regulador iria dar a sua autorização para a criação de um ETF ligado ao criptoativo bitcoin.

As autoridades norte-americanas abriram uma investigação para perceber como é que uma conta do principal regulador de Wall Street foi comprometida.

Em declarações na terça-feira, o regulador disse que trabalharia com as autoridades policiais para investigar o incidente. Numa declaração separada, Gary Gensler, presidente da SEC, esclareceu que não tinha sido tomada qualquer decisão sobre os ETF em causa.

Também Joe Benarroch, chefe de operações de negócios da X, disse, em comunicado, que a “conta está segura” e que estão a investigar o sucedido. Além do mais, o responsável esclareceu que a conta não tinha a autenticação de dois fatores ativada na altura do incidente - esta autenticação dá uma proteção ‘extra’ numa altura em que os ciberataques se tornam mais comuns. A SEC não comentou a avaliação inicial da rede social.

A decisão relativa aos ETF ligados à bitcoin está, efetivamente, para ser analisada. Segundo a “Bloomberg”, os especialistas apontam esta quarta-feira como o dia em que a decisão (positiva ou negativa) será anunciada.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate