Exclusivo

Economia

Aeroporto: Alcochete é favorito, mas será contestado

Aeroporto: Alcochete é favorito, mas será contestado
Joao Girao

Vai ser preciso esperar quase uma década por um novo aeroporto. Portela para já mantém-se. Campo Tiro de Alcochete foi a localização mais bem pontuada pela Comissão Técnica Independente. Montijo e Santarém levaram bandeira vermelha

O futuro investimento aeroportuário português está traçado pela Comissão Técnica Independente (CTI), mas ninguém consegue garantir que irá seguir dentro de momentos. A opção Alcochete é a grande vitoriosa, e é a segunda vez que acontece — a primeira foi em 2008. Vendas Novas, uma proposta da Associação Ambientalista Zero, foi a grande surpresa, ao aparecer no relatório preliminar da CTI, coordenado por Rosário Partidário, como a segunda melhor opção. Para trás fica o Montijo, apontada como a pior opção e considerada uma localização inviável por questões ambientais — apesar de ter uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) ativa — e com dificuldade de expansão futura.

Santarém acaba por ser excluída pela distância, mas sobretudo por conflitos com o espaço aéreo militar da base de Monte Real, importante para a NATO. Não era essa a intenção da CTI, sabe o Expresso, e Rosário Partidário gostaria de ter visto Santarém avançar para uma nova fase. Já a localização Rio Frio, por questões ambientais, nem chegou a ser avaliada.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate