Exclusivo

Economia

Fim do aumento do IUC é (apenas) uma das 99 propostas do PS para alterar o Orçamento do Estado: eis as principais

Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS
Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS
TIAGO PETINGA

Maioria socialista apresenta medidas para todos os gostos: desde o fim da polémica subida do imposto de circulação para os veículos mais antigos, passando pelo abate no IRS da despesa com empregada doméstica e até um regime de moratória para os créditos bancários das empresas. Sistematizamos aqui as principais

O grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) – que está em maioria na Assembleia da República – tem 99 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) e Eurico Brilhante Dias, presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista (PS), apresentou algumas esta quarta-feira em conferência de imprensa.

A mais mediática – o fim do aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) para viaturas anteriores a julho de 2007 – teve honras de abrir a conferência de imprensa do PS, com Brilhante Dias a justificar que não fazia sentido manter o aumento do imposto, tal como consta da proposta de OE 2024, uma vez que o travão dos 25 euros iria prolongar-se no tempo.

“Não era uma medida para apenas um ano”, mas com impacto nos anos seguintes e, a partir do anúncio de eleições, deixou de fazer sentido “uma mudança deste género”, daí a proposta de supressão do aumento. O deputado socialista disse ainda que agora cabe “aos partidos políticos e o PS apresentarem medidas de fiscalidade verde justa”, no âmbito da elaboração dos respetivos programas eleitorais.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASSantos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate