Preços das telecomunicações estabilizam em setembro
Os preços das telecomunicações em Portugal estabilizaram em setembro face a agosto, mas subiram 4% a nível homólogo. Desde o final de 2009 os preços das telecomunicações cresceram 14,4%
Os preços das telecomunicações em Portugal estabilizaram em setembro face a agosto, mas subiram 4% a nível homólogo. Desde o final de 2009 os preços das telecomunicações cresceram 14,4%
Jornalista
Em setembro, os preços das telecomunicações em Portugal estabilizaram face a agosto. Contudo, subiram 4% em relação a setembro de 2022, anunciou esta segunda-feira a Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações).
Por subgrupo, “as taxas de variação média dos últimos doze meses em Portugal foram de 4,6% nos serviços em pacote e 1,8% nos serviços telefónicos móveis”, indica a entidade reguladora, citando dados do Eurostat.
No mês em análise, a taxa de variação média dos últimos 12 meses em Portugal foi superior à verificada na União Europeia (UE), ficando 2,1 pontos percentuais acima. Portugal registou mesmo a décima variação de preços mais elevada entre os 27.
O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (8%), enquanto o maior decréscimo deu-se na Áustria (-3,6%).
Desde o final de 2009 os preços das telecomunicações cresceram 14,4%, enquanto o IPC cresceu 29,1%. “E considerado o período de 2017 a 2019, a variação acumulada dos preços das telecomunicações passou a ser inferior à do IPC devido, sobretudo, à entrada em vigor do Regulamento (UE) 2018/1971 do Parlamento Europeu e do Conselho que impôs um preço máximo às chamadas e SMS internacionais intra-UE. Em 2021 e 2022, o IPC aumentou a um ritmo superior ao dos preços das telecomunicações", indica ainda a Anacom.
Entre o final de 2009 e setembro de 2023 os preços das telecomunicações diminuíram 8,7% na UE, sendo que cresceram 23% na Roménia e caíram 9,2% na Bulgária.
A Anacom indica ainda que “as mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço/ofertas, respetivamente”. Por sua vez, “a NOS apresentava a mensalidade mais baixa em um serviço/oferta”.
Adicionalmente, em termos homólogos, registou-se um aumento de preços em 31 serviços/ofertas e uma diminuição em nove serviços/ofertas.
Por prestador, em relação a setembro de 2022, “a MEO aumentou a mensalidade de oito serviços/ofertas enquanto a NOS aumentou a mensalidade de dez serviços/ofertas, tendo, no entanto, reduzido a mensalidade de um serviço/oferta (diminuição da mensalidade da oferta do serviço telefónico fixo “Plano poupança fixo”)”, a “Vodafone aumentou a mensalidade mínima de 11 serviços/ofertas considerados e reduziu a mensalidade de dois serviços/ofertas (diminuição da mensalidade da oferta “Fibra 2 Plus”)” e a “NOWO diminuiu a mensalidade de seis serviços/ofertas (aumento do valor do desconto, durante os primeiros seis meses, da oferta da NOWO) e aumentou a mensalidade em dois serviços/ofertas”.
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