Economia

Conselho das Finanças Públicas prevê queda da taxa de inflação para 5,2% este ano

Conselho das Finanças Públicas prevê queda da taxa de inflação para 5,2% este ano
Getty Images

A taxa de inflação deverá ser de 5,2% este ano, um reflexo do “perfil descendente projetado para o preço dos bens alimentares e energéticos nos mercados internacionais”, aponta o Conselho das Finanças Públicas

A taxa de inflação deverá ser de 5,2% este ano, melhor do que os 5,9% previstos em março, prevê o Conselho das Finanças Públicas (CFP) no relatório sobre Perspetivas Económicas e Orçamentais divulgado esta quinta-feira.

Segundo o CFP, a queda da taxa de inflação é reflexo do "perfil descendente projetado para o preço dos bens alimentares e energéticos nos mercados internacionais".

No ano passado a taxa de inflação foi de 8,1%.

Já para 2024 a previsão é de uma inflação de 2,8% e para 2025 de 2,2%. A inflação deverá chegar aos 2% em 2026, mantendo-se assim em 2027.

Contudo, avisa a CFP que a descida da inflação poderá ser afetada por vários fatores, como a manutenção da inflação subjacente, a subida do preço das matérias-primas energéticas, sobretudo devido à escalada da guerra na Ucrânia e a novos cortes de produção dos países produtores de petróleo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate