Economia

PRR divulga lista de quem já recebeu um ou mais milhões de euros

PRR divulga lista de quem já recebeu um ou mais milhões de euros
RUI DUARTE SILVA

Secretaria Geral da Educação e Ciência lidera com 220,7 milhões de euros para computadores e transição digital das escolas. Entidades públicas dominam ranking. Exceção é o CEIIA que surge em 9.º lugar com 32,5 milhões de euros

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) contabiliza 291 beneficiários – sobretudo entidades públicas, mas também privados – que já receberam pelo menos um milhão de euros da chamada ‘bazuca’ europeia até à data de 31 de agosto.

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal – que coordena a aplicação destes fundos europeus no país – disponibiliza agora no seu site uma ferramenta que permite pesquisar, de forma mais simples e transparente, os maiores beneficiários do PRR. Os dados reportados pelos múltiplos organismos envolvidos na gestão destes fundos estarão em constante atualização.

À data, o PRR já injetou na economia portuguesa 2.532 milhões de euros, dos quais 1.762 milhões de euros (cerca de 70%) a estes grandes beneficiários, que são os responsáveis pelas maiores reformas e investimentos do PRR no terreno.

Só a Secretaria Geral da Educação e Ciência já recebeu 220,7 milhões de euros, sobretudo para comprar os computadores e demais equipamentos necessários ao investimento público na transição digital na educação.

Seguem-se os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (52,4 milhões de euros), o Instituto de Informática (48 milhões de euros), o Metropolitano de Lisboa (43,5 milhões de euros), o Município de Lisboa (39,3 milhões de euros), a Agência para a Modernização Administrativa (36,9 milhões de euros), a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (34 milhões de euros) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (32,8 milhões de euros).

O primeiro beneficiário fora da esfera pública surge em nono lugar. O CEIIA, o centro de engenharia e desenvolvimento de Matosinhos que está envolvido com diferentes consórcios empresariais no âmbito das Agendas de Inovação Empresarial do PRR, já recebeu 32,5 milhões de euros. Esta verba corresponde a 23% dos 142,7 milhões de euros que o CEIIA já viu aprovados numa dezena de projetos do PRR.

Seguem-se a Força Aérea Portuguesa (29 milhões de euros), a Administração Regional de Saúde do Norte (27,3 milhões de euros), a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (26,1 milhões de euros), o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (25 milhões de euros), o Metro do Porto (24,7 milhões de euros) e o Instituto de Gestão Financeira da Educação (22, 4 milhões de euros).

O segundo grande beneficiário privado surge em 16.º lugar: a Crest Capital Partners já recebeu €18,3 milhões de euros. Esta é uma das entidades envolvidas nos fundos de capital de risco dinamizados pelo Banco Português de Fomento no âmbito do PRR.

A Petrogal, empresa que lidera as maiores Agendas de Inovação do PRR, surge em 33.º lugar, com recebimentos de 11,3 milhões de euros até 31 de agosto.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: economia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate