Carros elétricos: Tesla domina vendas em Portugal e é seguida por uma marca francesa e três alemãs
Há dois meses em Portugal, a marca chinesa BYD já vendeu 100 carros elétricos, mas a nível global - contando com os híbridos - vende mais que a Tesla, de Elon Musk. No mercado nacional, as vendas de carros elétricos cresceram 119% nos primeiros sete meses
A construtora automóvel norte-americana Tesla, do empresário Elon Musk, lidera destacadamente as vendas de carros elétricos em Portugal, tanto no acumulado dos primeiros sete meses deste ano (4.604 unidades) como no mês de julho, isolado (496 carros colocados no mercado).
Os dados, divulgados esta quarta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mostram ainda que a francesa Peugeot é a segunda do ranking nacional de vendas de carros elétricos, com 1.604 unidades comercializadas de janeiro e julho e com 258, apenas neste último mês.
As alemãs BMW, Volkswagen e Mercedes, seguem-se no top cinco, com 1.569, 1.557 e 1.229 carros elétricos vendidos em Portugal nos primeiros sete meses do ano, ainda segundo os dados da ACAP.
A marca que mais cresceu – daquelas cinco -, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi a Volkswagen, que registou um aumento de 765% das suas vendas em solo português.
A marca chinesa de carros elétricos BYD, que entrou no mercado português há dois meses, já conseguiu vender 100 automóveis. A nível global, esta marca vendeu 1,8 milhões de carros (elétricos e híbridos) em 2022, tendo, por isso, ficado à frente da norte-americana Tesla (embora esta apenas produza carros elétricos), cujas vendas se ficaram pelos 1,3 milhões de unidades.
As estatísticas da ACAP concluem ainda que em Julho de 2023 se registou um aumento de 112,2%, nas vendas de carros elétricos em Portugal, em comparação com o mesmo mês de 2022, tendo sido matriculados 2.697 ligeiros de passageiros novos.
Já nos primeiros sete meses de 2023 verificou-se um aumento de 119,5%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, no mercado de veículos ligeiros de passageiros novos elétricos, tendo sido matriculados 19.771unidades.