Exclusivo

Economia

Klarna quer chegar ao milhão de clientes em Portugal no próximo ano

Klarna quer chegar ao milhão de clientes em Portugal no próximo ano
Apesar da contração do poder de compra no último ano, a fintech sueca está otimista em relação à evolução do negócio em Portugal. Estão em conversações com instituições financeiras para incorporar a solução de pagamento a prestações noutros sistemas e querem apostar nas lojas físicas até ao fim do ano

A Klarna está presente em Portugal desde o final de 2021. Entrou no mercado nacional num contexto macroeconómico muito diferente do que viria a tornar-se realidade no ano seguinte. Em novembro de 2021, a taxa de inflação em Portugal rondava os 2,6%. A taxa diretora do Banco Central Europeu era zero. Um ano depois, a inflação chegava aos 9,9% e, na zona euro, o banco de Frankfurt tinha aumentado o preço do dinheiro para 2% e abaixo do de outros bancos centrais, como a Reserva Federal dos EUA.

Com o acelerar da inflação, há menos dinheiro à disposição para gastar e a perda de poder de compra sentida no último ano fez o malparado crescer no balanço daquela que já foi uma das fintechs mais valiosas do mundo. Mas em Portugal há otimismo depois de um ano de compras, com planos de expansão para as lojas físicas na calha, e com conversações com incumbentes locais do setor financeiro para integrar a solução em sistemas de pagamentos já existentes.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate