Economia

Menzies notifica Concorrência para aquisição da Groundforce, mas fecho do negócio ainda depende de acordo com sindicatos

Menzies notifica Concorrência para aquisição da Groundforce, mas fecho do negócio ainda depende de acordo com sindicatos
André Luís Alves

Compra da Groundforce foi notificada pela Menzis, mas negócio só será concluído após a aprovação do plano de reestruturação pelos credores. Empresa controlada pelos kuweitianos NAS está em conversações com os sindicatos

Menzies notifica Concorrência para aquisição da Groundforce, mas fecho do negócio ainda depende de acordo com sindicatos

Anabela Campos

Jornalista

A empresa de serviços logísticos Menzie Aviation, que chegou a acordo para a compra da empresa de handling portuguesa, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) para a aquisição do controlo exclusivo da SPdH – Serviços Portugueses de Handling. O aviso publicado esta terça-feira na imprensa. A notificação da operação de concentração de empresas foi recebida pela AdC em 16 de maio.

Em cima está a aquisição do controlo exclusivo da SPdH pela Menzies Aviation – Portugal, Serviços de Carga, uma sociedade que presta serviços logísticos do lado terra e ar e que é controlada pelo grupo Agility, que até há pouco tempo prestava serviços de aviação através sua subsidiária National Aviation Servisses (NAS). Nem a Agility, nem a Menzies se encontram ativas em Portugal, é sublinhado na notificação.

A Menzi faz, no entanto, depender parte da capitalização que irá fazer na empresa de handling de acordos que irá fazer com os sindicatos, com quem se começou a reunir há cerca de 20 dias. A futura acionista da Groundforce, que em 2025 (se tudo correr como o previsto) ficará com 100% da companhia, quer rever o acordo de empresa e rever as progressões de carreira.

"Ao longo das próximas semanas será negociada uma proposta entre a NAS/Menzies e todos os sindicatos (todos os subscritores dos AE´s), sendo condição sine qua non para apresentação do plano de recuperação o acordo com todos os sindicatos", explicou em comunicado, recentemente o SITAVA.

As conversas com os sindicatos para revisão dos acordos de empresa ainda estão a decorrer, e não há garantias de que cheguem a bom porto. O que quer dizer que existe sempre uma hipótese, mesmo que remota, que o negócio com a Menzis não se faça.

O sindicato do pessoal de terra lembrou então que a entrada dos kuweiteanos da NAS ainda está dependente da aprovação da reestruturação do plano dos credores, que deverá acontecer em junho.

Tem ainda de haver o trânsito em julgado da sentença de insolvência da Groundforce. Apresentado o plano de reestruturação, terá de ser aprovado em julho e homologado em agosto.

A SPdH presta serviços de 'handling' (assistência em escala) para o transporte aéreo e serviços de formação relacionada com a prestação de 'handling' nos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal, Faro e Porto Santo, através da marca Groundforce.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas