Economia

TAP: Karolina Tiba, a "diretora fantasma" dos tripulantes com quem o SNPVAC nunca falou

TAP: Karolina Tiba, a "diretora fantasma" dos tripulantes com quem o SNPVAC nunca falou
TIAGO MIRANDA

Gestora polaca contratada no final de 2022, a quem o deputado do Chega chamou "diretora fantasma", ganhava quase 12 mil euros, e nunca falou com Ricardo Penarroias, presidente do SNPVAC, que também nunca a viu

A notícia de que Karolina Anna Machura Tiba tinha deixado de ser diretora dos tripulantes de cabina da companhia polaca Lot para se tornar quadro da TAP tinha sido dada pelo Expresso em outubro de 2022. Iria entrar em funções em dezembro daquele ano, assumindo o cargo de especialista em tripulações de cabina, com o objetivo de “ajudar a Direção de Tripulantes de Cabina (DTC) a implementar o processo transformacional em curso”, disse então fonte oficial da transportadora.

Ricardo Penarróias afirmou, porém, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito que nunca falou com ela e que nunca esta gestora fez qualquer comunicado interno para os tripulantes.

O caso de Karolina Tiba foi trazida ao debate pelo deputado do Chega, Filipe Melo, que lhe chamou "diretora fantasma", e detalhou o salário da diretora próximos dos 12 mil euros mensais.

Ao que tudo indica Karolina Tiba, que assinou o contrato em dezembro de 2022, terá sido contratada pelo administrador Ramiro Sequeira, já não estará na TAP. "Gostaria muito de falar [de Karolina Tiba], mas a verdade é que nunca tive contacto com ela. Sendo presidente do sindicato era importante termos tido uma reunião", afirmou o presidente do SNPVAC. E acrescentou: "Aquilo que me disseram é que já não esta na TAP".

"Esta diretora, a mim, como tripulante de cabine, não me diz nada. Temos um desconhecimento total sobre ela", frisou ainda.
"Diretores fantasmas? Foi algo que nos preocupou muito durante este período", salientou. Afirmou nessa sequência "o que valorizamos com Luis Rodrigues e sua equipa é conhecer realidade TAP. Ao longo desses dois anos, assistimos à migração de diretores que não conheciam a realidade da companhia".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas