24 março 2023 7:53

patrícia de melo moreira
Leasing da TAP ascende de €7,6 milhões de euros anuais por avião, contra a média de 4,9 milhões pago pelas principais concorrentes e candidatas à privatização. Em 2022, globalmente, a companhia gastou em leasing €603,6 milhões. O leasing dos aviões da Airbus, cujo contrato foi renegociado por David Neeleman, em 2015, está a ser investigado pelo Ministério Público
24 março 2023 7:53
A TAP paga um prémio superior a 50% pelo leasing anual dos seus aviões face à média do montante pago pelos três principais grupos de aviação europeus: as gigantes Lufthansa, Air France/KLM e a IAG (British Airways e Iberia). E o valor anual pago pela companhia portuguesa tem aumentado desde 2015, ano em que foi privatizada e o norte-americano David Neeleman se tornou o maior acionista [em parceria com Humberto Pedrosa], capitalizando-a com o dinheiro que uma empresa sua (a DGN) recebeu da Airbus, no âmbito da troca da frota encomendada anos antes pela TAP — em vez de 12 A350 seriam encomendados 53 aeronaves: A330, A320 e 321 Neo.