Economia

TAP: SITAVA com pré-aviso de greve às horas extraordinárias a partir de 15 de fevereiro, e poderá haver novas formas de luta

Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP
Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP
RICARDO LOPES

Está marcado para dia 8 de fevereiro, quarta-feira, um plenário de trabalhadores da TAP, associados do SITAVA, para debater formas de luta e protesto contra a ausência de aumentos e manutenção do corte salarial

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) tem em cima da mesa um pré-aviso de greve às horas extraordinárias a partir do dia 15 de fevereiro, avançou fonte oficial ao Expresso. Já para esta semana está marcado um plenário para dia 8 de fevereiro, no qual os trabalhadores irão discutir formas de luta, o que poderá incluir a realização de uma greve além da paralisação nas horas extraordinárias.

Os trabalhadores contestam o facto de terem recebido em janeiro o salário com um corte de 25%, quando a expectativa era de que o corte fosse apenas de 20%, uma vez que é um tema que está a ser negociado com a empresa desde novembro.

O SITAVA lamenta ainda que a administração da TAP se mantenha intransigente face ao pedido de atualização salarial de 5%, com o objetivo de mitigar o aumento da inflação. Recusado tem sido também um aumento do subsídio de refeição de 7,63 para 8,32 euros.

Para breve está prevista a negociação do novo acordo de empresa. O atual acordo foi denunciado, por decisão unilateral da administração da TAP, o que mereceu uma dura crítica do SITAVA. A tensão interna é grande, e o SITAVA espera que o plenário, a decorrer esta quarta-feira, às 15h30, seja muito participado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas