BBVA alcança lucro recorde de 6,6 mil milhões de euros
O banco espanhol BBVA fechou 2022 com o seu maior lucro de sempre, um ganho de 6,6 mil milhões de euros, que superou em cerca de 30% o resultado líquido do ano anterior
O banco espanhol BBVA fechou 2022 com um resultado líquido, excluindo fatores não recorrentes, de 6621 milhões de euros, mais 30,6% do que no ano anterior. É o maior lucro de sempre do banco, revelou o BBVA em comunicado ao mercado esta quarta-feira.
Em termos absolutos, incluindo efeitos extraordinários, o resultado líquido do BBVA no ano passado cifrou-se em 6420 milhões de euros, crescendo 38% face ao resultado total do ano anterior.
No seu comunicado o banco espanhol realça que “as receitas recorrentes do negócio bancário (margem de juros e comissões) continuam a mostrar uma excelente evolução, que reflete o bom comportamento da atividade e uma melhoria da base de clientes, e um contexto de juros mais favorável”.
O montante de empréstimos aos clientes em 2022 subiu 12,3%, enquanto os recursos captados junto dos clientes avançaram 9,5%.
No ano passado 22,8% dos resultados vieram da operação em Espanha, 57% do México, 6,9% da Turquia, 10% da América do Sul e os restantes 3,3% de outras geografias.
O rácio de solvabilidade CET1 ascendia a 12,61%, mantendo uma folga considerável face ao requisito regulatório de 8,6% e face à meta definida pela administração do BBVA, de 11,5% a 12%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes