Economia

António Costa Silva: "TAP criou condições para a Iberia entrar na sua privatização"

20 janeiro 2023 11:40

rodrigo antunes/lusa

O ministro da Economia disse ao jornal “El Economista” que estão criadas condições para a Iberia entrar na corrida à TAP e que "a conetividade com o hub aeroportuário de Barajas iria potenciar o turismo e a economia do país”

20 janeiro 2023 11:40

A privatização da companhia aérea portuguesa TAP está em curso e, segundo uma entrevista de António Costa Silva, ministro da Economia, ao “El Economista”, o International Airlines Group, grupo que detém a British Airways e a Iberia, está em boas condições de participar no processo.

“A TAP é hoje uma empresa saudável e estão criadas as condições para a privatização para que a Iberia e outros operadores internacionais interessados ​​nela possam participar”, afirmou, em entrevista ao jornal espanhol.

Mas há outros interessados na privatização da TAP, como a Lufthansa ou a Air France-KLM.

Segundo o ministro da Economia, “a conetividade com o hub aeroportuário de Barajas iria potenciar o turismo e a economia do país e não só a TAP como também a Ibéria têm aqui um papel importante”.

Na mesma entrevista, António Costa Silva falou ainda dos vistos gold e da sua reformulação.

Questionado sobre o possível fim destes vistos, o governante disse que essa situação estava a ser analisada. “O visto gold foi criado para atrair investimentos estrangeiros e funcionou. Até dezembro, eram quase 560 milhões de euros, a maior parte do setor imobiliário nas grandes cidades. Agora o que queremos é redirecionar o visto gold para aquisição de casa para o interior do país e, sobretudo, criar condições para gerar investimento na área produtiva e desenvolvimento económico”, afirmou.