Economia

Governo: "Estive com Alexandra Reis uma vez" antes de convite para secretária de Estado, afirma Medina

6 janeiro 2023 16:45

manuel de almeida/lusa

Ministro das Finanças assegura que convidou Alexandra Reis para o Tesouro pelo seu curriculum e “pelas informações como gestora de empresas públicas”. E reafirma que desconhecia a indemnização da gestora

6 janeiro 2023 16:45

Fernando Medina afirma que esteve com Alexandra Reis uma vez, antes do convite para o Governo, e vincou que a ex-secretária de Estado não faz parte do grupo de amigos.

"Pessoalmente, creio que terei estado com a engenheira Alexandra Reis, enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, uma vez, acompanhada pela CEO [presidente executiva da TAP], a propósito de um pedido que foi feito à Câmara Municipal de Lisboa, de apoio a diligências no âmbito do plano de reestruturação", afirmou o governante, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, a propósito do caso que envolve a TAP e Alexandra Reis, depois de o PSD ter apresentado um requerimento..

E vincou: "Alexandra Reis não faz parte do nosso grupo de amigos, não o fez. Repito, estive com a engenheira Alexandra Reis uma vez enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, antes de a convidar para secretária de Estado do Tesouro".

Fernando Medina respondia a questões do deputado social-democrata Hugo Carneiro quando reiterou que não sabia da indemnização de 500.000 euros que Alexandra Reis recebeu pela saída antecipada do Conselho de Administração da TAP, porque não era membro do Governo na altura dessa decisão.

"Percebo bem os objetivos de quem quer criar uma participação que nunca existiu, mas os factos são estes e resistem a qualquer questão que possa ser colocada", disse o ministro das Finanças.