O programador informático alemão Eugen Rochko, criador da rede social Mastodon, revelou ao “Financial Times” que nos últimos meses já recebeu ofertas de mais de cinco sociedades de capital de risco dos Estados Unidos da América para apoiar o crescimento da plataforma rival do Twitter.
Mas Rochko diz ter recusado todas as ofertas, para preservar a independência e o caráter de organização sem fins lucrativos da Mastodon, que opera de forma descentralizada, com os contributos voluntários dos utilizadores.
De acordo com o mesmo responsável, que criou a plataforma Mastodon em 2016, os investidores de Silicon Valley ofereceram “centenas de milhares de dólares” para apoiar o crescimento desta rede social alternativa, na sequência do forte crescimento de utilizadores que o projeto Mastodon tem tido.
Este crescimento acentuou-se após a tomada de controlo da rede social Twitter pelo milionário norte-americano Elon Musk, por 44 mil milhões de dólares (41 mil milhões de euros ao câmbio atual).
Rochko afirmou ao “Financial Times” que o estatuto não lucrativo da rede Mastodon “é intocável”. “A Mastodon não se transformará em tudo o que odiamos no Twitter”, declarou o programador informático. “O facto de poder ser vendido a um bilionário controverso, o facto de poder ser encerrado, de ir à falência e por aí fora. É uma diferença de paradigmas [entre as plataformas]”, contextualizou.
Em novembro a aplicação Mastodon chegou a ser descarregada por novos utilizadores mais de 200 mil vezes por dia, tendo entretanto a adesão recuado, mas voltando a subir a partir de meados de dezembro, para mais de 50 mil downloads diários.
De acordo com os dados facultados por Rochko ao “Financial Times”, a plataforma Mastodon passou de 300 mil utilizadores ativos em outubro para 2,5 milhões em novembro.
A adesão de muitos utilizadores à rede Mastodon levou a administração da plataforma Twitter a anunciar novas regras para impedir a promoção de redes sociais concorrentes, incluindo a Mastodon, pelos seus utilizadores, ameaçando suspender contas cujo principal propósito seja promover essas outras plataformas no Twitter.
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