Economia

Mercadona entra em Lisboa por Oeiras

Novo supermercado da Mercadona em Oeiras
Novo supermercado da Mercadona em Oeiras
D.R.

A cadeia espanhola Mercadona inaugurou esta quinta-feira o seu primeiro supermercado no distrito de Lisboa. Passa a ter 39 lojas em Portugal

A Mercadona inaugurou esta quinta-feira, 15 de dezembro, o seu primeiro supermercado no distrito de Lisboa, no Taguspark, em Oeiras, anunciou o grupo espanhol em comunicado. É a 39ª loja em Portugal da cadeia líder do retalho alimentar em Espanha e é a última das 10 inaugurações que o grupo tinha agendado para este ano.

Com 1900 metros quadrados, a loja foi construída respeitando o modelo de “loja eficiente” que o grupo está a implementar, garantindo, entre outros fatores, poupanças energéticas de 40% comparativamente a uma loja convencional. Tem 532 painéis solares com capacidade instalada de 200kW, o que garante uma produção de energia renovável que permite poupar 20% da energia elétrica consumida anualmente. Emprega 100 pessoas.

De acordo com o plano de expansão em Portugal, a Mercadona fechou o ano com 10 lojas em cinco novos distritos, nomeadamente Santarém, Setúbal, Viseu, Leiria e Lisboa.

Quota de 3% em dois anos e meio

Desde que o grupo líder do retalho alimentar em Espanha anunciou o salto para a internacionalização e a criação da empresa Irmãdona Portugal, em 2016, contabiliza um investimento superior a 500 milhões de euros no país, 39 lojas, três centros de inovação (Matosinhos, Vila do Conde e Lisboa) e um bloco logístico na Póvoa de Varzim, a que deverá juntar-se um novo bloco em Almeirim, pensado para ser o armazém principal da Mercadona em Portugal,
Em 2021, o grupo fechou o exercício em Portugal com 29 lojas e um volume de negócios de 415 milhões de euros, correspondente a uma quota de mercado de 3% obtida em dois anos e meio de presença no país.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas