Economia

Há oito interessados na privatização da Efacec, nacionais e estrangeiros

Fernando Veludo/NFactos
Fernando Veludo/NFactos
FERNANDO VELUDO EXCLUSIVO PARA E

O processo de privatização da Efacec está de novo em marcha. Há oito entidades nacionais e estrangeiras a manifestar interesse pelo processo, avançou a Parpública

Houve oito entidades que manifestaram interesse pelo processo de privatização de 71,73% da Efacec Power Solutions, cujo prazo de entrega terminou na segunda-feira, revelou a Parpública, em comunicado. Agora inicia-se uma nova fase de um processo que se tem vindo a arrastar.

"Efetuada que seja a pré-seleção nos termos previstos no caderno de encargos anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 107-A/2022, de 21 de novembro, dar-se-á início à primeira fase com vista à apresentação pelos potenciais interessados pré-selecionados de propostas vinculativas", lê-se no comunicado.

A Parpública não divulga os dados, mas há três semanas o Expresso noticiou que existiam candidatos nacionais, europeus e asiáticos. E entre eles estavam empresas do setor e investidores financeiros.

A situação financeira da Efacec é frágil, e foi noticiado que alguns candidatos apenas manteriam o interesse se o Estado limpasse a dívida de cerca de 200 milhões de euros que tem a Efacec, e que, na prática, acabou por ser um dos obstáculos.à venda à bracarense DST.

Desconhece-se ainda como será vendida a empresa, que deverá ser alvo de um processo de reestruturação.


Este novo processo de privatização arranca, depois de no dia 28 de outubro, o Estado ter anunciado que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por "não se terem verificado todas as condições necessárias à concretização" do acordo de alienação.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas