Easyjet e Rolls-Royce testam motor de combustão de hidrogénio para aviões
A Easyjet e a Rolls-Royce efetuaram o primeiro teste de um motor de combustão de hidrogénio no solo. E estão a preparar uma nova série de testes que já serão no ar
A Easyjet e a Rolls-Royce testaram com sucesso um protótipo de motor de combustão a hidrogénio verde e pretendem conduzir uma nova série de testes em breve, anunciaram as empresas britânicas esta segunda-feira, 28 de novembro, no âmbito do compromisso das duas entidades de se descarbonizarem até 2050.
Este teste foi realizado no solo “num primeiro protótipo de conceito, utilizando hidrogénio verde criado pelo vento e pela energia das marés”, esclarece a companhia aérea de baixo custo em comunicado.
Tanto a Easyjet como a construtora de automóveis “já se encontram a planear um segundo conjunto de testes, com uma ambição a longo prazo de realizar testes de voo”, diz.
Segundo a transportadora aérea, o teste realizou-se "numa instalação de testes ao ar livre no Ministério da Defesa britânico, Boscombe Down, no Reino Unido, utilizando um motor de aeronave regional Rolls-Royce AE 2100-A convertido".
“O hidrogénio verde para os testes foi fornecido pelo EMEC (European Marine Energy Centre) e gerado através de energia renovável, nas suas instalações de produção de hidrogénio e ensaio de marés em Eday, nas Ilhas Orkney no Reino Unido”, acrescentam a Easyjet e a Rolls-Royce.
Virão mais testes em breve no âmbito desta parceria, como “um teste de solo à escala real de um motor a jato Rolls-Royce Pearl 15”, adiantam as empresas.
“Este teste marca um passo importante no sentido de provar que o hidrogénio poderia ser um combustível de aviação sem carbono do futuro e que este é fundamental nas estratégias de descarbonização tanto da Rolls-Royce, como da Easyjet. Ambas as empresas se propuseram provar que o hidrogénio pode fornecer energia para motores de aviação civil, de forma segura e eficiente”, refere ainda o comunicado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes