13 novembro 2022 18:00
Foto: Getty Images
No seu maior contrato de sempre, a empresa portuguesa Grow Energy instalará painéis solares nas lojas da subsidiária polaca da Jerónimo Martins. O investimento ascende a 60 milhões de euros
13 novembro 2022 18:00
A Grow Energy, empresa portuguesa que desenvolve projetos de autoconsumo e pequena produção de energia solar, assegurou na Polónia o seu maior contrato de sempre. A organização, que é controlada pela Grow Capital Partners, foi selecionada pela Biedronka, do grupo Jerónimo Martins, para instalar painéis solares em cerca de dois mil supermercados, avançou ao Expresso Miguel Almeida Henriques, um dos sócios fundadores da Grow Energy.
A Biedronka pôs a concurso a contratação de um projeto para levar o autoconsumo a cerca de dois mil supermercados seus, instalando pelo menos 100 megawatts (MW). O investimento ascende a €60 milhões e é integralmente realizado pela Grow Energy, que o recuperará através da retenção para si de parte dos ganhos da Biedronka com a redução da sua fatura de eletricidade. É um modelo de negócio comum das empresas de serviços energéticos (ESCO, como também são conhecidas na terminologia inglesa) que vai ganhando popularidade em vários mercados graças à redução do custo dos painéis fotovoltaicos.