Exclusivo

Economia

Só a Irlanda cresce mais do que Portugal na UE em 2022, mas país cai para meio da tabela em 2023 (e deve sofrer uma recessão técnica)

Só a Irlanda cresce mais do que Portugal na UE em 2022, mas país cai para meio da tabela em 2023 (e deve sofrer uma recessão técnica)
NUNO BOTELHO

Projeções da Comissão Europeia colocam a economia portuguesa a crescer 6,6% este ano, o segundo melhor registo da União Europeia. Para 2023 é esperado um forte abrandamento. Com a inflação a manter-se elevada, Bruxelas aponta para uma recessão técnica - em Portugal e na União Europeia - entre o final de 2022 e o arranque do próximo ano

Quando, esta sexta-feira, o comissário europeu Paolo Gentiloni apresentou as projeções económicas de outono da Comissão Europeia (CE) deixou uma mensagem clara: os crescimentos expressivos em 2022 “não devem distrair do foco principal: a situação económica deteriorou-se marcadamente”. Gentiloni avisou que essa degradação “resultará numa recessão técnica no quarto trimestre de 2022 e primeiro trimestre de 2023” em muitos Estados-membros.

As palavras do comissário assentam como uma luva no cenário traçado por Bruxelas para a economia portuguesa: forte crescimento em 2022 - o segundo mais alto da UE - e abrandamento marcado em 2023 - apesar de o país ficar acima da média europeia. E, embora a CE aponte para um crescimento positivo no conjunto do próximo ano - ligeiro e muito abaixo do Governo -, espera uma recessão técnica entre o final deste ano e o arranque do próximo.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: slourenco@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas