Exclusivo

Economia

Ricardo Mourinho Félix: "Para que uma 'startup' brilhe, é preciso investir em 10 que não brilham"

Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.
Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.
NUNO BOTELHO
Em entrevista ao Expresso durante a Web Summit, o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Ricardo Mourinho Félix, faz um balanço positivo do apoio às empresas e garante que o financiamento do BEI não vai recuar

Há dois anos Ricardo Mourinho Félix foi nomeado vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), instituição que ano após ano vem disponibilizando dezenas de milhares de milhões de euros ao setor privado para alavancar novos projetos. O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças (2015 a 2020) de António Costa esteve na semana passada na Web Summit, em Lisboa, e falou ao Expresso do que está o BEI a fazer pelas startups.

Mourinho Félix tem mais um ano para cumprir na vice-presidência do BEI, que classifica como “uma experiência bastante interessante”. Quando terminar o mandato deixará o Luxemburgo e regressará a Lisboa e ao Banco de Portugal, onde já trabalhava antes de ir para o Governo.

“Aquilo que se vê no BEI é uma outra face da realidade, a de um banco que não tem um objetivo de lucro puro, tem um objetivo de impacto na economia europeia e financiamento das políticas europeias. Isso é bastante gratificante”, comenta Ricardo Mourinho Félix, exemplificando com o financiamento que o BEI deu ao primeiro parque eólico offshore em Portugal, o Windfloat.

E a energia é uma área central no financiamento do BEI, que no final de outubro aprovou a canalização de 30 mil milhões de euros no período de 2023 a 2027 para apoiar o programa REpowerEU, que visa pôr a Europa a investir mais nas renováveis, na descarbonização e na eficiência energética, reduzindo a dependência do gás russo.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas