Lucros da Navigator mais que duplicam até setembro
A subida dos preços da pasta de papel e do papel nos mercados internacionais, em máximos de sempre, fez com que os lucros da Navigator mais do que duplicassem até setembro
A subida dos preços da pasta de papel e do papel nos mercados internacionais, em máximos de sempre, fez com que os lucros da Navigator mais do que duplicassem até setembro
Jornalista
Os lucros da Navigator mais do que duplicaram nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo, graças à subida dos preços do papel e da pasta de papel nos mercados internacionais, anunciou a empresa esta terça-feira, 25 de outubro, aos mercados.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Navigator reportou lucros de 270,5 milhões de euros de janeiro até setembro. No período homologo, os lucros foram de 114,2 milhões de euros.
As receitas cresceram 62,8% para os 1,82 mil milhões de euros, face a 1,12 mil milhões de euros no período homólogo. Este volume de negócios beneficiou da subida de preços do papel nos mercados internacionais, com a empresa a detalhar que “95% do volume de vendas em toneladas de UWF [papel de impressão] foi efetuado em mercados externos”.
Apesar da subida de preços ter sido “mais contida” em Portugal, “as vendas no mercado nacional aumentaram em cerca de 8%, em resposta à escassez de papel que se fez sentir no país”.
Os lucros antes de juro, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA no acrónimo em inglês) cifraram-se nos 551,9 milhões de euros, mais do que duplicando face aos 246 milhões de euros registados no período homólogo, graças ao “esforço de melhoria de eficiência, e evolução muito favorável dos preços de venda nos mercados internacionais”, segundo a Navigator. A margem de venda aumentou 8,3 pontos percentuais para 30,3%.
O aumento dos custos das matérias-primas e da energia foram compensados por reduções de consumo de gás natural, fibra e eletricidade na produção de pasta, papel, e tissue (papel para higiene), respetivamente. A empresa levou a cabo, também, ajustamentos de preços e uma aposta nos segmentos premium.
Segundo a Navigator, o preço por tonelada da pasta de papel do índice de referência europeu de pasta de fibra curta, o PIX BHKP, estava 45% acima da média de valores dos primeiros nove meses de 2021, nos 1428 euros, o “nível mais elevado de sempre”.
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