A vice-presidente do governo espanhol e ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, reafirmou esta terça-feira no Luxemburgo o compromisso de reforço das interligações de eletricidade entre a Península Ibérica e França, garantindo que esse reforço não se fará apenas pelo golfo da Biscaia, mas também pelos Pirenéus.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião de ministros da Energia da União Europeia, a governante espanhola deixou claro que o acordo firmado por Portugal, Espanha e França não abandonou as interligações elétricas projetadas em 2015, ao contrário das alegações feitas nos últimos dias por várias personalidades ligadas ao PSD, como o antigo ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva.
“Não se afastou de todo as interligações elétricas pendentes, uma em construção, por via marítima [no golfo da Biscaia] e outras duas pendentes, através dos Pirenéus. Queremos que a apresentação desses projetos avance”, declarou Teresa Ribera no Luxemburgo, em resposta a questões sobre se o acordo dos três países da passada quinta-feira tinha deixado cair as duas interligações elétricas através dos Pirenéus.
Artigo Exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 1,63€ por semana.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes