Exclusivo

Economia

Aeroporto da Portela ‘sozinho’ até final da década

Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa
Horacio Villalobos/Getty Images

Nova localização deverá ser escolhida no segundo semestre de 2024. Construção e licenciamento do novo aeroporto levam mais cerca de cinco anos. Ou seja, antes de 2030 difícil haverá deverá haver alternativa ao aeroporto Humberto Delgado

Aeroporto da Portela ‘sozinho’ até final da década

Anabela Campos

Jornalista

Em 2023 será de vez? É uma pergunta que permanece no ar em relação à localização do novo aeroporto e que para a qual, neste momento, ninguém tem resposta. José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA — Aeroportos de Portugal, atirou esta semana para cima da mesa uma data, antevendo que antes do segundo semestre de 2024 não haverá uma nova localização.

É que, depois de feita a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) — onde serão comparadas localizações e que se espera esteja concluída no final de 2023 —, ainda haverá um debate político e público, com uma consulta pública. Só depois será tomada uma decisão em Conselho de Ministros. Três a quatro anos é o prazo que os promotores das várias localizações têm admitido que demorará a construção de um novo aeroporto, na sua versão simples. Depois ainda terão de ser feitas vistorias e certificações pelo regulador, ANAC, o que habitualmente demora cerca de um ano. Ou seja, dificilmente antes do final da década haverá um novo aeroporto. Até lá, o congestionado Humberto Delgado, que em 2019 recebeu 31 milhões de passageiros, manter-se-á como o grande recetor de viajantes.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate