Economia

Porsche avaliada em até 75 mil milhões de euros na sua entrada em bolsa

Porsche avaliada em até 75 mil milhões de euros na sua entrada em bolsa
getty images

A Volkswagen pretende angariar até 9,4 mil milhões de euros na dispersão de capital da Porsche, avaliando a marca de automóveis em 75 mil milhões de euros

A Volkswagen fixou em 75 mil milhões de euros o limite superior da avaliação da Porsche na oferta pública inicial (IPO) da marca de luxo que faz parte do grupo. A confirmar-se, será a segunda maior dispersão de capital em bolsa da Alemanha.

Segundo noticia a Reuters, a Volkswagen irá colocar no mercado as ações preferenciais da Porsche a um valor entre 76,50 e 82,50 euros por ação, o que se traduz numa avaliação de 70 a 75 mil milhões de euros.

Perante estes valores, a Volkswagen pretende conseguir até 9,4 mil milhões de euros para si, escreve a Bloomberg.

Caso chegue à meta mais elevada, os 75 mil milhões, será a terceira maior entrada em bolsa na Europa - a maior em cerca de uma década - e a segunda maior da Alemanha.

As ofertas de compra dos títulos podem começar já esta terça-feira, 20 de setembro, mas as negociações na Bolsa de Valores de Frankfurt começam a 29 de setembro, revelou a fabricante de automóveis alemã.

São 911 milhões de ações da Porsche, que serão divididos em 455,5 milhões de ações preferenciais e 455,5 milhões de ações ordinárias.

Os fundos soberanos do Catar, Abu Dhabi e Noruega, bem como a empresa de fundos mútuos T. Rowe Price, vão subscrever até 3,68 mil milhões de euros em ações preferenciais como investidores estratégicos.

O acordo com a Porsche SE, maior acionista do grupo Volkswagen, inclui 25% das ações ordinárias da marca de carros desportivos, com direito a voto, mais um prémio de 7,5%.

A Porsche SE financiará a aquisição das ações com uma emissão de dívida de até 7,9 mil milhões de euros, segundo nota da empresa.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas