Porsche avaliada em até 75 mil milhões de euros na sua entrada em bolsa
A Volkswagen pretende angariar até 9,4 mil milhões de euros na dispersão de capital da Porsche, avaliando a marca de automóveis em 75 mil milhões de euros
A Volkswagen fixou em 75 mil milhões de euros o limite superior da avaliação da Porsche na oferta pública inicial (IPO) da marca de luxo que faz parte do grupo. A confirmar-se, será a segunda maior dispersão de capital em bolsa da Alemanha.
Segundo noticia a Reuters, a Volkswagen irá colocar no mercado as ações preferenciais da Porsche a um valor entre 76,50 e 82,50 euros por ação, o que se traduz numa avaliação de 70 a 75 mil milhões de euros.
Perante estes valores, a Volkswagen pretende conseguir até 9,4 mil milhões de euros para si, escreve a Bloomberg.
Caso chegue à meta mais elevada, os 75 mil milhões, será a terceira maior entrada em bolsa na Europa - a maior em cerca de uma década - e a segunda maior da Alemanha.
As ofertas de compra dos títulos podem começar já esta terça-feira, 20 de setembro, mas as negociações na Bolsa de Valores de Frankfurt começam a 29 de setembro, revelou a fabricante de automóveis alemã.
São 911 milhões de ações da Porsche, que serão divididos em 455,5 milhões de ações preferenciais e 455,5 milhões de ações ordinárias.
Os fundos soberanos do Catar, Abu Dhabi e Noruega, bem como a empresa de fundos mútuos T. Rowe Price, vão subscrever até 3,68 mil milhões de euros em ações preferenciais como investidores estratégicos.
O acordo com a Porsche SE, maior acionista do grupo Volkswagen, inclui 25% das ações ordinárias da marca de carros desportivos, com direito a voto, mais um prémio de 7,5%.
A Porsche SE financiará a aquisição das ações com uma emissão de dívida de até 7,9 mil milhões de euros, segundo nota da empresa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes