O conselho fiscal da Volkswagen deverá reunir-se no próximo domingo para avançar com a oferta pública inicial (IPO) da sua marca Porsche, que compreenderá 911 milhões de ações, numa referência ao modelo icónico da marca de automóveis, o 911, segundo revelaram duas fontes não identificadas à “Reuters”.
Detalhes sobre os preços, avaliação e investidores serão provavelmente anunciados após a reunião, disse uma terceira fonte.
Os 911 milhões de ações da Porsche serão divididos em 455,5 milhões de ações preferenciais e 455,5 milhões de ações ordinárias, indica a agência de notícias.
A Porsche SE, principal acionista da Volkswagen, já se comprometeu a comprar 25% das ações ordinárias a um prémio de 7,5% sobre as ações preferenciais.
Uma das fontes da agência de notícias indicou que a avaliação da Porsche deveria situar-se entre 70 mil milhões e 80 mil milhões de euros, minimizando assim uma nota do HSBC, divulgada esta semana, que avaliou a fabricante de automóveis de luxo entre 44,5 e 56,9 mil milhões de euros.
Mesmo na melhor das perspetivas, a avaliação continuaria a ser inferior à da concorrente Ferrari, mas mais elevada do que outros fabricantes de automóveis de luxo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes