Oliver Blume é o novo presidente executivo da Volkswagen

O novo presidente executivo da Volkswagen é Oliver Blume, que sucede a Herbert Diess. Blume deverá prosseguir com a estratégia de Diess, nomeadamente a mudança para a “mobilidade elétrica”
O novo presidente executivo da Volkswagen é Oliver Blume, que sucede a Herbert Diess. Blume deverá prosseguir com a estratégia de Diess, nomeadamente a mudança para a “mobilidade elétrica”
A Volkswagen anunciou esta quinta-feira que o seu novo presidente executivo é Oliver Blume, que vai gerir o gigante automóvel num ambiente económico difícil, após Herbert Diess ter ocupado o cargo durante quatro anos agitados.
O novo presidente executivo (CEO) deverá prosseguir com as "principais linhas da estratégia" liderada pelo seu antecessor, nomeadamente a mudança para a “mobilidade elétrica e conectividade”, refere a AFP citando fontes do fabricante automóvel.
Entretanto, em declarações ao jornal Braunschweiger Zeitung, Olivier Blume, afirmou hoje que a Volkswagen fez “as escolhas estratégicas e tecnológicas certas no conselho executivo, com Herbert Diess” e que “chegou a hora pô-las em prática”, garantindo a “solidez financeira” do construtor automóvel.
“Um dos pontos principais para mim será reconstruir o espírito de equipa” no grupo, acrescentou o gestor.
Em julho, Herbert Diess foi destituído do cargo, nomeadamente devido às tensões com os representantes dos trabalhadores e com a equipa de administração, que foram alimentadas pelo seu estilo “direto e provocatório”, segundo a AFP.
O novo CEO, de 54 anos, terá que desempenhar o seu cargo num "ambiente mais incerto do que nunca" por causa da guerra na Ucrânia e devido à persistência da escassez de componentes.
Blume também terá que liderar a IPO (Oferta Pública Inicial) da subsidiária da Porsche e resolver as dificuldades que estão a retardar o desenvolvimento do software da Volkswagen, que deveria ser o coração do carro do futuro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes