Economia

Restaurant Brands Iberia paga 260 milhões de euros pelos Burger King de Portugal e Espanha. Ibersol lucra 160 milhões de euros

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A Ibersol acordou a venda do Burger King em Portugal e Espanha, estimando uma mais-valia nas contas de cerca de 160 milhões de euros. Conclusão do negócio depende da Autoridade da Concorrência

A Restaurant Brands Iberia (RB Iberia) anunciou esta quarta-feira, 3 de agosto, a conclusão da compra dos 158 restaurantes da cadeia Burger King da Ibersol, em Portugal e Espanha, por 260 milhões de euros.

A Ibersol, entretanto, estimou uma mais-valia nas contas consolidadas de cerca de 160 milhões de euros, anunciou a empresa portuguesa.

A RB Iberia, que integra os direitos de exploração como 'master franchise' para Portugal e Espanha das marcas Burger King, Tim Hortons e Popeyes, salienta que o acordo com a Ibersol foi alcançado "após meses de negociação".

Esta operação "inclui a integração de 121 restaurantes em Portugal e 37 em Espanha, o que aumentará o número de espaços próprios da RB Iberia para 775, dos quais 722 correspondem ao Burger King", adianta o grupo.

Como resultado desta compra, "serão integrados na empresa 4000 novos colaboradores".

Com esta operação, o grupo "assume a liderança do desenvolvimento da marca Burger King no mercado português, no qual a Ibersol era o principal franchisado, passando de 27 restaurantes para 148, o que implica passar a gerir 90% dos restaurantes da marca, em Portugal", lê-se no comunicado.

Ibersol lucra 160 milhões de euros

Num comunicado enviado na terça-feira à noite à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol afirma que celebrou um contrato de compra e venda de ações respeitantes à alienação à BK Portugal e Burger King Spain das ações representativas da totalidade do capital social respetivamente da Iberking e da Lurca, empresas que operam os restaurantes Burger King em Portugal e Espanha.

"O preço corresponderá a um 'enterprise value' [valor de mercado da empresa] de 259,7 milhões de euros, numa base 'cash and debt free', estando parte do preço (no valor de 15,5 milhões de euros) sujeita à verificação de condições relacionadas com a evolução do EBITDA e ou gerações de 'cash flows'", acrescenta a empresa.

No comunicado, a Ibersol precisa que, pressupondo que "o valor máximo do preço é integralmente recebido", a mais mais-valia esperada para as contas consolidadas da Ibersol é de aproximadamente 160 milhões de euros. Nesta operação, o Haitong Bank foi assessor financeiro da Ibersol.

A Ibersol adianta que "no âmbito desta transação e considerado no referido 'enterprise value', prevê-se igualmente a transferência por parte de entidades do Grupo Ibersol de alguns ativos para o perímetro da transação no valor de 6,6 milhões de euros, bem como a transferência de alguns ativos imobiliários detidos pela Iberking para outras entidades do Grupo Ibersol, no valor global de 8,4 milhões de euros.

A empresa sublinha também que a conclusão desta alienação fica "sujeita à verificação de um conjunto de condições suspensivas, entre as quais a não oposição da Autoridade da Concorrência".

(Notícia atualizada às 14h06 para acrescentar informação relativa ao valor pago pela Restaurant Brands Iberia)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas