Economia

Bancos encerram contas às empresas de criptoativos

Bancos encerram contas às empresas de criptoativos

Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o Santander, o BiG e o Abanca encerraram as contas bancárias de quatro empresas cripto registadas

Os bancos em Portugal estão a encerrar as contas bancárias de algumas empresas de criptoativos registadas junto do Banco de Portugal. De acordo com o “Jornal de Negócios”, o encerramento das contas acontece por “questões relacionadas com a gestão de risco”.

A Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o Santander, o BiG e o Abanca optaram por fechar contas a quatro plataformas autorizadas a operar no país: Criptoloja, Mind The Coin, Luso Digital Assets e outra entidade que prefere não ser identificada. O supervisor liderado por Mário Centeno refere que as instituições financeiras têm esse poder, mas diz estar a acompanhar o assunto.

“A decisão de abrir ou manter contas bancárias depende, nestes casos, das políticas de gestão do risco que cada instituição bancária entenda empreender”, refere o Banco de Portugal.

As empresas de criptomoedas que estão no mercado obtiveram autorização para funcionar do Banco de Portugal e são sujeitas à sua supervisão em matéria de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. Regulação adicional, ainda não existe em Portugal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate