Economia

Vinho: Symington entra no capital das Caves Transmontanas

O maior proprietário de vinhas do Douro reforça a sua presença no sector, agora nos espumantes

"Desde há muito tempo que a Symington Family Estates Vinhos S.A. vinha considerando a possibilidade de investir no negócio dos vinhos espumantes portugueses, onde reconhece existir um elevado potencial de valorização e de ganho reputacional". É assim que a Symington Family Estates anunciou esta sexta-feira a entrada no capital das Caves Transmontanas.

Com este negócio, apresentado como "um feliz encontro de vontades entre a Symington, o Grupo TMG e Michael de Mello, a família Symington assume, através de um aumento de capital, uma posição de 50% nas Caves Transmontanas, produtoras do espumante Vértice.

O acordo, cujo valor não foi divulgado, "permitirá criar o suporte financeiro necessário para promover a expansão do negócio e o investimento em ativos que permitam continuar a trilhar um caminho de excelência".

Celso Pereira, o enólogo responsável pela produção das Caves Transmontanas, assume um lugar no novo Conselho de Gerência, assegurando a continuidade da gestão independente deste negócio.

A família Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, produz vinho do Porto desde 1882, integrando atualmente as casas Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s no seu portfólio, mas também tem outros projetos no Douro, com os vinhos Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e Prats & Symington (Chryseia). Ao todo, o grupo tem na mais antiga região demarcada do mundo 26 quintas e 2 420 hectares de terra, 1 114 dos quais são vinhas e 130 têm certificação biológica. No Alentejo, tem a Quinta da Fonte Souto.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate