Economia

Navigator faz aliança para investir pelo menos 550 milhões em combustível verde para aviões

Navigator faz aliança para investir pelo menos 550 milhões em combustível verde para aviões
David McNew/Getty Images

A portuguesa Navigator celebrou um acordo com a alemã P2X Europe que visa produzir combustível sintético para a aviação a partir do hidrogénio verde, num projeto industrial na Figueira da Foz

Navigator faz aliança para investir pelo menos 550 milhões em combustível verde para aviões

Miguel Prado

Editor de Economia

A portuguesa Navigator e a empresa alemã P2X Europe celebraram um acordo de princípio para a criação de uma joint venture – a P2X Portugal – para desenvolver uma unidade industrial de última geração para produzir, em larga escala, combustíveis verdes para o setor da aviação. O projeto prevê, na sua fase inicial, um investimento de pelo menos 550 milhões de euros na Figueira da Foz.

Também conhecido como e-SAF (e-Sustainable Aviation Fuels), o produto a fabricar em Portugal será um jet-fuel (querosene) sintético, neutro em carbono, produzido a partir de hidrogénio verde e de dióxido de carbono (CO2).

"Este projeto tira partido da elevada competitividade de Portugal na produção de energia renovável (solar e eólica) e do CO2 biogénico gerado pelas biorrefinarias da Navigator que utilizam como recurso as florestas sustentáveis. Em conjunto, estes são os dois elementos críticos para o sucesso da produção à escala industrial de jet-fuels sintéticos net-zero (neutros em carbono), com vista à descarbonização da indústria da aviação", explica a Navigator em comunicado.

A empresa indica que a P2X Portugal pretende "ser uma referência internacional no desenvolvimento e comercialização em larga escala de produtos inovadores de combustíveis sintéticos para o setor da aviação".

"A instalação da P2X Portugal no complexo industrial da Navigator na Figueira da Foz marca um passo fundamental para Portugal e para a Europa no caminho para a construção de um ecossistema totalmente integrado de produção de combustíveis verdes", diz ainda a Navigator.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Navigator indica que o projeto visa atingir uma capacidade total de produção de 80.000 toneladas em ano cruzeiro.

Para as duas primeiras fases de desenvolvimento, o investimento do projeto totalizará cerca de 550 a 600 milhões de euros na instalação de produção de hidrogénio verde, na infraestrutura e processo de captura de CO2 biogénico, e na capacidade de produção de 40.000 toneladas por ano de combustível sintético.

"O Governo português concedeu ao projeto PtL da P2X Portugal o estatuto de Projeto de Interesse Nacional (PIN), o que atesta a sua força, maturidade e qualidade global", refere o comunicado.

"Sujeito ao cumprimento de condições precedentes e à decisão final de investimento prevista para ocorrer até meados de 2023, o projeto tem programado iniciar a operação comercial já no primeiro semestre de 2026", aponta ainda o comunicado da Navigator.

Entre essas condições, a Navigator aponta a "disponibilidade de energia renovável a preços competitivos (tipicamente eólica e solar)", além de um "adequado enquadramento regulatório para a produção de hidrogénio verde, a definir no EU Delegated Act atualmente em discussão em Bruxelas".

A aliança precisará ainda de conseguir "acordos de off-take [aquisição] satisfatórios com companhias aéreas de referência", e lista ainda como condição a "obtenção de incentivos adequados ao investimento proporcionados pela União Europeia e pelo Governo português".

A joint venture está em processo de obtenção de autorização das autoridades da concorrência da União Europeia, refere ainda a Navigator.

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