Economia

ANA diz que solução do Governo para o aeroporto de Lisboa "permitirá obter a capacidade aeroportuária que o país necessita"

Projeto do aeroporto do Montijo
Projeto do aeroporto do Montijo

Gestora do aeroporto saúda a intenção do Governo de avançar de imediato com aeroporto no Montijo para depois construir aeroporto em Alcochete que substituirá o atual Humberto Delgado

ANA diz que solução do Governo para o aeroporto de Lisboa "permitirá obter a capacidade aeroportuária que o país necessita"

Pedro Lima

Editor-adjunto de Economia

A ANA está de acordo com a solução decidida pelo Governo de avançar de imediato com a construção de um novo aeroporto no Montijo e avançar depois para Alcochete, desmantelando posteriormente o atual aeroporto Humberto Delgado.

Em reação à medida conhecida esta quarta-feira, a gestora dos aeroportos nacionais disse em comunicado que "saúda a decisão do Governo português que permitirá dar, a curto prazo, uma resposta viável e otimizada às necessidades de desenvolvimento aeroportuário da região de Lisboa, através de uma solução pragmática de investimento nos aeroportos Humberto Delgado e do Montijo".

"Esta solução permitirá obter a capacidade aeroportuária que o país necessita, da forma mais rápida e economicamente viável, com benefícios para a economia, o turismo, e a continuidade territorial portuguesa", acrescenta a ANA.

O Governo irá agora renegociar o contrato de concessão com a empresa, pertencente ao grupo francês Vinci e, sabe o Expresso, não pretende alargar o prazo da concessão. Sobre essa renegociação a ANA apenas diz que "naturalmente, tomamos em consideração a vontade do concedente de enquadrar uma nova fase de desenvolvimento a longo prazo, e assumindo a saturação do sistema Lisboa-Montijo. A ANA irá, no âmbito do seu contrato de concessão, definir com o concedente as condições de desencadeamento e realização dessa nova etapa".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PLima@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate