Economia

Morreu o dono da Ray-Ban, aos 87 anos

Morreu o dono da Ray-Ban, aos 87 anos
Yuriko Nakao/Getty Images
Empresário que controla o grupo que detém a marca Ray-Ban morreu aos 87 anos após uma pneumonia. Além de presidente da fabricante de óculos, a sua holding é acionista da seguradora Generali e do banco italiano Mediobanca

Leonardo del Vecchio, presidente da fabricante de óculos EssilorLuxottica (que fabrica, entre outros, os óculos Ray-Ban) e um dos empresários mais ricos de Itália, morreu aos 87 anos, segundo avança a imprensa italiana.

O empresário morreu em Milão, no hospital, após uma pneumonia, entre outras doenças.

Del Vecchio ficou conhecido por acumular uma enorme fortuna, na recuperação económica da Itália no pós-guerra. O empresário italiano fundou a Luxottica em 1961 e construiu o império empresarial que viria a deter a marca Ray-Ban.

Em 2018 a empresa fundiu-se com a francesa Essilor.

Mas a sua influência foi além da ótica. A sua holding, Delfin, é a maior acionista do grupo italiano de serviços financeiros Mediobanca e tem uma participação de pouco menos de 10% na maior seguradora italiana, a Generali.

A Delfin, que é, com 32%, o maior acionista da EssilorLuxottica (outros 63% estão dispersos no mercado de capitais), foi avaliada este ano pela revista Forbes em cerca de 25 mil milhões de euros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate