Economia

PIB do Reino Unido cai 0,3% de março para abril

Bandeira do Reino Unido junto ao mítico Big Ben, no Palácio de Westminster, em Londres
Bandeira do Reino Unido junto ao mítico Big Ben, no Palácio de Westminster, em Londres
JUSTIN TALLIS / AFP / GETTY IMAGES

A economia do Reino Unido recuou 0,3% entre março e abril, depois de já ter apresentado um recuo de 0,1% de fevereiro para março

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,3% em abril face a março, recuando pelo segundo mês consecutivo e registando a maior quebra desde janeiro de 2021, informou esta segunda-feira o Office for National Statistics (ONS).

A quebra de 0,3% em abril segue-se à contração de 0,1% registada em março.

Segundo o ONS, esta evolução reflete a queda na produção sofrida pelo setor de serviços, considerado o pilar económico do país, principalmente devido ao fim dos testes à covid-19 por parte do Governo, ao programa de rastreio de casos de coronavírus e à menor atividade de vacinação no país.

Em abril, registaram-se também quebras na atividade dos setores industrial e da construção, que caíram 1% e 0,4%, respetivamente, sendo o setor industrial o mais impactado pelo aumento de preços e por problemas na cadeia de suprimentos.

"A grande quebra no setor de saúde, devido ao abrandamento do programa de testagem e de rastreio, colocou a economia britânica em território negativo em abril", afirmou o diretor de estatísticas económicas do ONS, Darren Morgan.

Este especialista referiu ainda que "a indústria também sofreu e algumas empresas indicaram ter sido afetadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e da energia".

"Esta situação foi parcialmente compensada pelo aumento das vendas de automóveis, que recuperaram de um março significativamente mais fraco", acrescentou.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate