Banco de Inglaterra deverá subir taxa de juro em 25 pontos-base
Economistas ouvidos pela Reuters esperam que na próxima quinta-feira o Banco de Inglaterra aumente a taxa de juro de referência em 25 pontos-base, para 1,25%
Economistas ouvidos pela Reuters esperam que na próxima quinta-feira o Banco de Inglaterra aumente a taxa de juro de referência em 25 pontos-base, para 1,25%
O Banco de Inglaterra deverá esta semana subir a sua taxa de juro de referência em 25 pontos-base, para 1,25%, de acordo com as projeções de mais de meia centena de economistas sondados pela agência Reuters.
Nessa sondagem, explica a Reuters, 55 de 56 economistas ouvidos apontam para que na próxima quinta-feira, 16 de junho, o Banco de Inglaterra aprove uma subida de um quarto de ponto percentual na taxa de juro, o que será o quinto aumento consecutivo.
Os mesmos especialistas dizem esperar que o banco central inglês faça, posteriormente, dois novos aumentos da taxa de juro da mesma magnitude, deixando-a, no final do ano, nos 1,75%.
O ajuste da política monetária do Banco de Inglaterra deverá, assim, ser mais suave do que o encetado por outras autoridades internacionais, como a Reserva Federal dos Estados Unidos, que na sua última reunião aumentou a taxa de juro em 50 pontos-base.
No caso de Inglaterra, os economistas inquiridos pela Reuters indicam ainda que a subida da taxa de juro deverá ser mais modesta em 2023, fixando-se nos 2% no segundo trimestre do próximo ano.
O Banco de Inglaterra foi um dos primeiros bancos centrais de referência a iniciar a subida da taxa de juro, num quadro de pressão inflacionista, subida essa que arrancou em dezembro do ano passado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt