Economia

Banco de Inglaterra deverá subir taxa de juro em 25 pontos-base

Sede do Banco de Inglaterra em Londres, um dos mais antigos bancos centrais do mundo criado em 1694, conhecido como "A Velha Senhora da Rua Threadneedle"
Sede do Banco de Inglaterra em Londres, um dos mais antigos bancos centrais do mundo criado em 1694, conhecido como "A Velha Senhora da Rua Threadneedle"
Peter Macdiarmid/Getty Images

Economistas ouvidos pela Reuters esperam que na próxima quinta-feira o Banco de Inglaterra aumente a taxa de juro de referência em 25 pontos-base, para 1,25%

O Banco de Inglaterra deverá esta semana subir a sua taxa de juro de referência em 25 pontos-base, para 1,25%, de acordo com as projeções de mais de meia centena de economistas sondados pela agência Reuters.

Nessa sondagem, explica a Reuters, 55 de 56 economistas ouvidos apontam para que na próxima quinta-feira, 16 de junho, o Banco de Inglaterra aprove uma subida de um quarto de ponto percentual na taxa de juro, o que será o quinto aumento consecutivo.

Os mesmos especialistas dizem esperar que o banco central inglês faça, posteriormente, dois novos aumentos da taxa de juro da mesma magnitude, deixando-a, no final do ano, nos 1,75%.

O ajuste da política monetária do Banco de Inglaterra deverá, assim, ser mais suave do que o encetado por outras autoridades internacionais, como a Reserva Federal dos Estados Unidos, que na sua última reunião aumentou a taxa de juro em 50 pontos-base.

No caso de Inglaterra, os economistas inquiridos pela Reuters indicam ainda que a subida da taxa de juro deverá ser mais modesta em 2023, fixando-se nos 2% no segundo trimestre do próximo ano.

O Banco de Inglaterra foi um dos primeiros bancos centrais de referência a iniciar a subida da taxa de juro, num quadro de pressão inflacionista, subida essa que arrancou em dezembro do ano passado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate