O fabricante norte-americano de semicondutores Broadcom quer adquirir a empresa de software VMware num negócio avaliado em mais de 50 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros), segundo o "Financial Times" desta segunda-feira, 23 de maio.
A VMware, uma das empresas de cloud mais relevantes do mercado, é atualmente detida a 36% por Michael Dell, dono da tecnológica norte-americana Dell, numa participação avaliada em 15 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros). A Dell era dona direta de 81% da empresa desde 2016 até novembro do ano passado, altura em que procedeu ao spin-off (cisão) dessa posição.
A Broadcom é detida por Hock Tan, empresário malaio-americano que já quis comprar a empresa norte-americana de semicondutores Qualcomm em 2018, tendo sido impedido de fazê-lo pela administração de Donald Trump, à época na presidência, que alegou motivos de segurança nacional. Entretanto, em 2019, comprou a empresa de software de segurança informática Symantec por 10,7 mil milhões de dólares (10,1 mil milhões de euros).
O "Financial Times" lembra que, apesar da subida das taxas de juro pela Reserva Federal, o apetite por aquisições no setor tecnológico não está a abrandar, como prova a recente compra da Activision Blizzard pela Microsoft por mais de 60 mil milhões de euros.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt