Economia

Carros elétricos. Falta de componentes provoca quebra de 38,4% nas vendas em abril

Carros elétricos. Falta de componentes provoca quebra de 38,4% nas vendas em abril
TOBY MELVILLE

Apesar das quebras, em 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico

Carros elétricos. Falta de componentes provoca quebra de 38,4% nas vendas em abril

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

A venda de carros elétricos em abril deste ano registou uma quebra de 38.4% em Portugal face ao mês de março, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Apesar daquela quebra, a UVE considera que estamos a assistir a “uma trajetória de crescimento com um aumento de 23.2% em relação ao mês homólogo do ano passado, tendo-se vendido mais 218 unidades em abril de 2022 do que em abril de 2021”.

Os números agora divulgados revelam ainda que em relação aos veículos elétricos híbridos plug-in (que têm de se ligar à corrente elétrica), a queda em relação ao mês de março de 2022 foi de 6.3% e que em relação ao mês homólogo se cifrou em 13.4%.

No conjunto das duas categorias de veículos elétricos (BEV+PHEV – elétricos puros e híbridos) a queda face ao mês anterior foi de 25.3% tendo, no entanto, registado uma variação homóloga positiva de 1.2%.

“Em relação à totalidade do mercado automóvel, as vendas de novos veículos automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna (VCI) continuam a registar perdas sucessivas tendo caído 18.1% este mês de abril e acumulam perdas de 2.9% desde o início do ano de 2022”, notam os responsáveis da UVE.

Com a generalidade do mercado automóvel de ligeiros de passageiros a cair, pela falta de componentes, transversal à generalidade das marcas, ou pelas interrupções nos transportes marítimos, aquela associação garante que “os veículos elétricos têm consolidado a sua quota de mercado, com uma quota mensal de 17.9% e uma quota anual de 20.9%, o que quer dizer que, este ano de 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico”.

Quanto às marcas mais vendidas na categoria de elétricos ligeiros de passageiros, a liderança em abril foi, segundo a UVE, para a Peugeot, com 138 viaturas entregues, seguida da Hyundai com 115 e da Renault com 100 a fechar o pódio, as únicas três marcas que conseguiram vender mais de 100 unidades naquele mês.

No acumulado do ano de 2022, como a marca mais vendida de carros elétricos, mantém-se a Tesla com 556 viaturas entregues, seguindo-se a Peugeot no 2º lugar com 482 e a BMW em 3º lugar com 384 unidades vendidas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate