Economia

Programa Capitalizar Açores recebe três candidaturas de 38,75 milhões de euros

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A partir deste momento, desde que os potenciais candidatos ao programa Capitalizar Açores cumpram as condições de elegibilidade terão direito a verbas à medida que forem solicitando

O Banco Português de Fomento, que gere o programa Capitalizar Açores, informou esta terça-feira que recebeu três candidaturas de sociedades gestoras para constituição ou reforço de fundos de capital de risco, representando uma procura de 38,75 milhões de euros.

Estes três pedidos deverão ter um impacto estimado na economia de 58 milhões de euros, acrescenta o banco no comunicado enviado às redações.

Ainda assim, as três candidaturas não atingem o limiar definido como a dotação do programa, de 50 milhões de euros, através de recursos do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores (FCEA). Desta forma, o Banco Português de Fomento avisa que se mantém em aberto a aceitação de candidaturas.

A partir deste momento, desde que os potenciais candidatos cumpram as condições de elegibilidade e a avaliação mínima prevista, terão direito a verbas à medida que forem solicitando, enquanto houver dotação disponível para atribuir ou até decisão em contrário da entidade gestora.

O Programa Capitalizar Açores destina-se a apoiar a subscrição de fundos de capital de risco para investimento em PME e Mid Caps (empresas de média capitalização), incluindo cooperativas e associações, sedeadas na Região Autónoma dos Açores, com especial destaque para as empresas impactadas pela pandemia de Covid-19, mas economicamente viáveis e com potencial de recuperação.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: aboliveira@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate