Entre julho de 2020 e junho do ano passado, foram cerca de 27 mil milhões de euros que trocaram de mãos em Portugal em criptomoedas, segundo dados da Chainalysis
O volume de transações em criptomoedas registadas em Portugal, no período compreendido entre julho de 2020 e junho de 2021, rondou os 30 mil milhões de dólares (cerca de 27 mil milhões de euros ao câmbio atual), o nono maior entre 30 países europeus. E, no ano de 2021, estima-se que os investidores localizados em Portugal tenham realizado ganhos, nas suas transações de criptomoedas, de 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).
A estatística é avançada pela Chainalysis, uma entidade a quem o Banco de Espanha atribui credibilidade, tendo recorrido às suas fontes de informação para caracterizar os fluxos de criptoativos em Espanha, e deixar uma análise ao fenómeno no seu Relatório de Estabilidade Financeira de Primavera, publicado esta semana. Por cá, o Banco de Portugal, sondado pelo Expresso, só trabalha com dados próprios, e não tem dados compilados sobre transações 'cripto' no nosso mercado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt