Economia

Zona Euro cresce mais do que China e Estados Unidos

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A área da moeda única cresceu 5% nos primeiros três meses do ano. O crescimento foi superior ao das duas maiores economias do mundo. Portugal foi a economia do euro que mais cresceu

Apesar da maior exposição direta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a economia da zona euro registou entre janeiro e março deste ano uma aceleração do crescimento económico, com o PIB a crescer, em termos reais, 5%, segundo a estimativa avançada esta sexta-feira pelo Eurostat, o organismo de estatística da União Europeia.

O crescimento económico no primeiro trimestre de 2022 foi superior ao registado na China (4,8%) e nos Estados Unidos (3,6%). Trata-se da variação do PIB em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Nos EUA, houve inclusive uma desaceleração do crescimento: de 5,5% no quarto trimestre de 2021 para 3,6% no primeiro trimestre de 2022. Uma dinâmica ao contrário do que sucedeu na China e na Zona Euro. Na evolução de um trimestre para o seguinte - o que os economistas chamam de variação em cadeia -, a economia norte-americana registou um recuo de 1,4%. Na zona euro, registaram-se algumas quebras em cadeia, com destaque para a Itália (-0,2%) e França (-0,05%). mas na Alemanha e em Espanha houve crescimento.

Tendo em conta as estimativas divulgadas esta sexta-feira para apenas 11 países da União Europeia, a economia da zona euro que mais cresceu entre janeiro e março foi a portuguesa, que registou 11,9%, mais do dobro da média da zona euro e muito acima do crescimento de Espanha (6,4%).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate