Economia

Novo caminho para a eletricidade circular entre Portugal e Espanha recebe luz verde ambiental

Novo caminho para a eletricidade circular entre Portugal e Espanha recebe luz verde ambiental
Foto: Getty Images

Infraestrutura serve para aumentar a capacidade de intercâmbio de eletricidade entre os dois países. Ponto de interconexão situa-se entre os municípios de Arbo e Monção

O ministério espanhol para a Transição Ecológica aprovou a declaração ambiental da interconexão entre Espanha-Portugal Norte, “um passo imprescindível para a autorização definitiva deste projeto prioritário para a União Europeia”, avança a Rede Elétrica de Espanha em comunicado.

Esta infraestrutura serve para aumentar a capacidade de intercâmbio de eletricidade entre os dois países vizinhos, e já estava incluída nos planos para a rede de transporte de eletricidade no horizonte de 2021 a 2026. Foi recentemente aprovada pelo Governo espanhol e considerada um Projeto de Interesse Comum por parte da União Europeia.

Também a empresa responsável pelas redes em Portugal, a REN, entrou neste consenso, e ficou estabelecido que o ponto de interconexão se situará entre os municípios de Arbo, em Pontevedra, e Monção, em Viana do Castelo.

Este projeto implica o investimento de 55 milhões de euros, aumentando a capacidade de interconexão em 1000 megawatts (MW), até alcançar um total de 4.200 megawatts de Espanha para Portugal e 3.500 MW de Portugal para Espanha. A instalação deverá gerar poupanças anuais estimadas em 22 milhões de euros ao sistema elétrico e uma redução das emissões de dióxido de carbono de 150 quilotoneladas por ano.

Neste momento, a Rede Elétrica Espanhola afirma que estão ainda pendentes algumas autorizações administrativas, que serão necessárias antes dos trabalhos de construção, e portanto está a trabalhar com as entidades competentes no sentido de as obter.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: aboliveira@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate